Campeonato Brasileiro de Cricket 2010

Publicado  quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Por Guilherme Costa

Estive meio ausente do blog esses dias. Nesse último feriado, especificamente, o motivo da minha ausência foi a viagem que fiz com o Cents Cricket Team – time brasiliense sub 17 de cricket – para o campeonato brasileiro da modalidade, no Rio de Janeiro.

Durante a viagem, passamos por algumas situações curiosas, que me remeteram à possibilidade de um post sobre isso, que também poderá servir para explicar melhor esse esporte tão desconhecido.

Não dá pra falar qualquer coisa sobre Cricket sem começar dizendo o que é isso. Provavelmente, se perguntado, você não saberia explicar o esporte. Perguntas como: “Tá, e o que é isso?”, “Isso é um esporte?”, e até como: “Croquete?” são comumente ouvidas por nós, praticantes da modalidade.
Cricket é um jogo que mistura aspectos do baseball e do bete – brincadeira comum em ruas das cidades, também conhecida como “taco”.

Mas explicar o esporte não é o objetivo desse post.

O Campeonato Brasileiro foi disputado em Niterói, no Rio de Janeiro, e teve a presença de quatro equipes. São Paulo, a mais tradicional e vitoriosa do esporte no Brasil. Curitiba, experiente equipe, formada em sua maioria por estrangeiros que vivem aqui; Brasília, equipe com vários jogadores jovens, com passagens pela seleção; e o Cents, a minha equipe, novata na competição.

Nós do Cents chegamos como desconhecidos. Alguns, só haviam ouvido falar de nós porque somos a única equipe sub 17 no país, e, consequentemente, a Seleção Brasileira sub 17. Exceto o Brasília, que já nos enfrentou algumas vezes, todos os outros achavam que seríamos presa fácil. Bem, é verdade que perdemos para Curitiba e São Paulo, mas não foi fácil pra eles. Vendemos caro a vitória, especialmente, contra a equipe paranaense.

O torneio, curiosamente, foi realizado no Rio Cricket Clube, que, apesar do nome, não tem equipe ou campo da modalidade. Por isso a importância do evento, que marcou de fato, a presença do cricket no Rio Cricket. Devido a isso, houve até a presença do embaixador do Reino Unido na cerimônia de abertura do Campeonato.

Além disso, houve outro fato histórico. Pela primeira vez, o Beach Cricket foi praticado no Brasil. O jogo, também chamado de Cricket de Praia, aconteceu na véspera da abertura do Campeonato Brasileiro, na praia de Icaraí em Niterói. Foi um evento diferente, pois na ocasião, todos eram novatos na modalidade, ou seja, a qualidade técnica das equipes foi nivelada.

Enfim, é isso. Esse post buscou informar que o


Cricket é sim um esporte grande, e provou nesse torneio que está ativo no Brasil. E, sem falsa modéstia, nós do Cents somos grandes responsáveis pela manutenção e pela renovação do esporte no país. Quem se interessar pelo esporte, quiser conhecer, assistindo ou até mesmo praticando, sinta-se à vontade, o Cricket está de braços abertos para todos. Os treinos do Cents, do Brasília e da Seleção Feminina, ocorrem por cerca de quatro vezes por semana, no clube Nipo. E jogos envolvendo essas equipes, acontecem uma vês por mês, em média, na Esplanada dos Ministérios.




Cents Cricket Team, antes do embarque para o Rio de Janeiro

3 comentários:

Carlos Dimitris disse...

materia muito boa. cada vez mais o interesse pelo cricket tem aumentado. plagiando o rugby o cricket ainda sera grande huahauahau

Carlos Dimitris disse...

alias aproveitando o topico o brasil vai disputar ou nao o sul americano sub 17 ano que vem? :)

Guto disse...

Cents