Lula diz que, depois do descanso, será "blogueiro" e "tuiteiro"

Publicado  quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Por André Carvalho



Pra quem acompanhou em meu twitter, estava ciente que hoje às 9 horas da manhã no Palácio do Planalto o presidente Lula iria dar uma entrevista exclusiva aos blogueiros sujos, assim chamados pelo então derrotado candidato à presidência José Serra. Foi um momento histórico, que demonstra a dimensão exata da participação dos blogueiros progressistas do Brasil no atual processo político, um grande passo para a democratização da informação no país.


A entrevista chegou a ser assistida por 7 mil pessoas no livestream e durou cerca de duas horas. Teve a participação de blogueiros como: Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Conceição Lemes (Vi o Mundo), William Barros (Cloaca News), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasília, Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna). Além da participação que poderia ser feita por pessoas que estavam acompanhando via twitcam e pela hashtag #lulablogs no twitter.

Lula conversa com blogueria via twitcam
Em trecho do post publicado depois da entrevista no blog do “Escrevinhador”, lembra-se novamente a proporção do evento:

“Não sei se os leitores têm dimensão do que isso significa: quebrou-se o monopólio. Internautas puderam perguntar, via twitter. O mundo da comunicação se moveu. Foi simbólico o que vimos hoje”.

Bem, em relação ao título, o presidente mais popular e melhor avaliado da história do Brasil afirmou que depois de “desencarnar” do cargo, se tornará “blogueiro” e “tuiteiro”. Disse também que o pior momento vivido no cargo durante os 8 anos de governo aconteceu no dia da queda do avião da TAM, em São Paulo, em julho de 2007, quando o governo federal foi declarado culpado pelo homicídio de 200 pessoas. Sugeriu que houve tentativa de uso político da tragédia e que ouviu “leviandades” na televisão.

Suas respostas mais detalhadas podem ser vistas na notícia veiculada no site do G1 aqui. E uma visão da entrevista por parte dos blogueiros presentes no evento aqui.

Abaixo, a entrevista na íntegra:

0 comentários: